passeio

passeio-2

No último sábado a Débora e a Luciana fizeram o passeio guiado pelo Teatro Municipal aqui em São Paulo.

Já tinham  visto pelo site: os horários de visitação e que é gratuita. Chegaram às 10 horas e já entraram para a visitação, lá dentro dividiram o grupo em dois, mas na saída perceberam que o número de participantes para visita das 11 horas era maior. 

Bom, o grupo começou o tour pelo subsolo. Um lugar bem bonito, que era “usado” para entrada de ar , como um sistema de refrigeração para sala de espetáculos. Hoje eles querem transformar em bar. Há controvérsias se a decisão será benéfica para um lugar tão tradicional como o teatro, sem contar que não há espaço suficiente para a circulação de grupos grandes em caso de um incêndio, por exemplo.

passeio-7

A arquitetura do teatro é linda. E a visitação dura somente uma hora, que realmente passa muito rápido. 

O teatro municipal tinha a função de “fazer a social” na São Paulo de cem anos atrás. Era importante ser visto por lá e as pessoas se arrumavam e iam. Cumpria a função do facebook… Na época era o maior prédio da cidade e podia ser visto a quilometros de distância. A arquitetura foi inspirada na França, claro. Nossa grande influência da época.

passeio-8

Quando entramos na sala de espetáculos, tinha um senhor tocando piano, deu um gostinho da acústica da sala. Impressionante e a vontade era ficar ali por horas!

passeio-11

passeio-12

Sala em formato de ferradura para que a acústica seja perfeito. Em qualquer ponto que você esteja, irá ouvir um som limpinho e bem próximo. Diferente da visão… Quanto mais alto, menor a visibilidade. Nem precisa dizer onde o ingresso é mais caro!

teatro-municipal

Na opinião da Débora é necessário ouvir uma apresentação da orquestra. Lembrando que de domingo cedo, os preços são populares, então não tem desculpa.  

Se estiver com tempo, caminhe por cinco minutos até o CCBB e vá a exposição gratuita “Los Carpinteros: Objeto vital” . Não são muitas obras mas ocupam todo os andares do prédio. Achamos legal.

O centro de São Paulo é lindo, por isso, mais umas voltas pelo quarteirão sempre são bem vindas.

Share This:

Um passeio pelo centro de São Paulo

Comentários

comentários

Classificado como: