Sabe amor a primeira vista, aquela sensação arrebatadora que acompanha a certeza de que aquela pessoa (ou lugar, ou comida, ou filhote) é única e a mais incrível do mundo? Geralmente, com o passar do tempo, esse encantamento diminui e a gente começa a enxergar melhor e os defeitos e problemas, até então inexistentes, passam a fazer parte do pacote. Chega a hora da avaliação: com todos os defeitos encontrados, a sensação arrebatadora continua? Então pode apostar que é amor de verdade!

Lagoa azul-Oludeniz-Turquia

Atire a primeira pedra quem nunca sentiu isso em relação a um destino. Aconteceu comigo em Oludeniz. Foi o êxtase ver aquela praia pela primeira vez, e em meia hora eu já estava afirmando que aquela era a praia mais linda da minha vida. E 3 dias depois eu saí de lá ainda sob efeito do mesmo encantamento, acreditando que era amor puro e espalhando aos quatro ventos o meu sentimento.

Oludeniz - Turquia
Junho/2015

Um ano depois.

Como a vida é muito legal com a gente, tive a chance de voltar a Oludeniz, só para me certificar que aquele era mesmo o meu éden, a minha lagoa azul (a desculpa é pertinente, vai?). Estava voltando de uns dias na Grécia, com todo aquele mar azul incrível e cidadezinhas brancas construídas para fazer você babar e querer virar grega. Entre e a Grécia e a volta para casa, uns dias programados em Oludeniz, que me recebeu da melhor forma possível,  com um pôr do sol lindo e um céu rosa inesquecível. Amor define! Grécia, tu é linda, mas meu coração bate mais forte aqui.

E eu não sou a única, Oludeniz figura constantemente entre as praias mais bonitas da Turquia e do mundo, e é um destino de praia já muito famoso entre os britânicos, essas pessoas espertas que comem bacon no café da manhã. É fácil perceber isso caminhando pela cidade, as placas de english breakfast estão em todo lugar. É um vilarejo pequeno, facilmente acessível a partir de Fethiye, cidade litorânea turca que possui um aeroporto. Não tem desculpa!

A grande atração é a praia, óbvio. Oludeniz em turco significa Mar Morto, o que achei bem curioso a primeira vez que ouvi esse nome. Mas não tem nada em comum com o homônimo de İsrael, a praia é chamada assim por causa da lagoa que fica no canto direito, separada do mar por um estreito braço de areia. Esse da foto abaixo.

Lagoa azul - Oludeniz - Turquia
Fonte: www.thomascook.com

Esse é o melhor lugar para estar. A partir do centro, basta seguir as placas para o e pagar a entrada, que esse ano custa 7 liras turcas…é, o paraíso tem um preço, mas vale cada centavo. Guarde o comprovante de pagamento, a tarifa é válida para um dia, caso você saia do parque, não preciss pagar novamente.

Oludeniz - Turquia

E depois de uma curta caminhada, é só escolher onde ficar, na parte de dentro, a lagoa, uma boa pedida para quem viaja com crianças e fãs de caiaque, pedalinhos e outros esportes aquáticos, ou na parte da fora, a minha favorita, de onde eu só saio quando o sol baixa.

O trecho da lagoa, Oludeniz.
O trecho da lagoa, Oludeniz.

Não precisa explicar muito, as fotos fazem isso.

Lagoa Azul - Oludeniz - Turquia

Lagoa Azul - Oludeniz - Turquia

 

Dica extra: o pôr do sol é mais bonito visto da parte central da praia, fique aqui o máximo e programe uma parada lá com essa intenção.

Para os brasileiros que vão reclamar que a praia é de pedrinhas, sim, é o mediterrâneo, normal praias de pedrinhas por essas bandas. Mas nesse trecho da praia elas são bem pequenas e não incomodam, nem é preciso um calçado especial. E tem uma vantagem, que é não ficar cheio de areia depois. Tudo na vida tem um lado bom. Já no trecho central da praia, que tem seixos maiores, é mais incômodo. Aquela caminhada a la pinguim na volta do mar é comum.

Oludeniz - Turquia

Mas Oludeniz não é famosa apenas como um destino de praia, muitas pessoas viajam com um propósito diferente, bem distante do solo, saltar de paragliding. Cercada pela montanha Babadağ, que alcança pouco mais de 2.000 metros de altura, a cidade é um dos melhores centros para voos de paragliding do mundo. Ao longo do dia são centenas de suicidas, ops, corajosos aventureiros colorindo os céus. Eu não posso relatar a experiência porque eu não saltei, tem loucuras coisas na vida que a gente faz uma vez só. Mas, analisando o sorriso de quem aterrisa, acredito que seja uma experiência inesquecível mesmo.

Paragliding - Oludeniz - Turquia

Para quando você for:

O aeroporto mais próximo é o de Dalaman, que fica uns 40 minutos distante de Oludeniz. Praticamente todos os hotéis organizam um serviço de transfer, que é mais barato que uma corrida de táxi. O aeroporto recebe alguns voos internacionais, vindos da İnglaterra e da França e voos domésticos, de İstambul e outras cidades como Ankara. É possível também chegar de ônibus, de qualquer parte da Turquia. Os ônibus serão para Fethiye, mas existem ônibus saindo da rodoviária para Oludeniz, numa viagem de 15 minutos.

Bem próxima a Oludeniz, mas na parte alta, fica uma outra vila um pouco maior chamada Ovacik, com inúmeros hoteis, restaurantes e night clubs. Os valores são mais baixos, mas é preciso transporte para chegar a praia, um carro alugado ou os ônibus que fazem a ligação entre as vilas, com saídas a cada 15 minutos durante o dia. Eu particularmente prefiro ficar em Oludeniz mesmo, o mais perto da praia possível.

 

Karina Ferraz

Karina Ferraz

Nasci no Rio de Janeiro, quis ser aeromoça, mas escolhi a arquitetura, paixão que me fez querer ver o mundo. Mundo esse que me levou até a Turquia, que resolvi chamar de casa e onde vivo há 3 anos. A arquitetura entrou de férias, surgiu a agente de viagens, que vive de organizar viagens para os outros e principalmente, para si mesma. Afinal, morar no centro do mundo faz tudo parecer mais perto.
Karina Ferraz

Últimos posts por Karina Ferraz (exibir todos)

Share This:

Oludeniz: onde a Turquia é turquesa

Comentários

comentários

Classificado como: