memorial-da-resistencia-1

memorial-da-resistencia-2

Esse é o lugar que todo mundo deveria  reservar um tempo para conhecer. Um museu pequeno e possível para uma visita rápida. Mas fundamental para conhecermos a história do nosso país e sobretudo do nosso pior período.

E qual a graça de ir em um lugar que lembra um período tão triste? Graça não tem, mas é importante para que não esqueçamos e não deixemos que a história se repita.

O memorial da resistência está localizado no antigo prédio do DEOPS – Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo. Esta era a polícia  da ditadura e onde funciona o museu foi o lugar que muitas pessoas ficaram presas e também foram torturadas. Era o temido prédio de tijolos vermelhos do DEOPS.

memorial-da-resistencia-3

A visita começa com um espaço multimídia onde podemos saber um pouco sobre os movimentos sociais, repressão e controle social no Brasil republicano. Em seguida somos apresentados a uma linha do tempo que conta a história do Brasil e do mundo, do surgimento dos movimentos dos trabalhadores, socialismo, dos movimentos contrários à luta do proletariado, da repressão no Brasil e no mundo e o movimento pela democracia.

memorial-da-resistencia-4

memorial-da-resistencia-5

A parte mais emocionante são as  quatro celas que acessamos. A cela três e a cela quatro, especialmente, são de arrepiar. A cela três é a reconstituição de uma cela da época e é possível imaginar como os presos ficavam. As paredes com pichações, com os nomes dos que estiveram ali, os partidos que eram perseguidos…

memorial-da-resistencia-6

memorial-da-resistencia-7

A cama, o banheiro e as máscaras brancas que simbolizam os presos que ali ficaram.  Na cela quatro escutamos vários depoimentos do presos. Aquelas histórias são emocionantes e apesar de tristes, me encheram de orgulho. Porque tivemos pessoas com ideais e que lutaram por um País democrático. Não tem como não se emocionar. Ao sair das celas ouvimos os “gritos de resistência”, músicas da época que deram o tom da luta pela democracia.

memorial-da-resistencia-8

memorial-da-resistencia-9

memorial-da-resistencia-10

memorial-da-resistencia-11

Por fim, acessamos o corredor onde os presos tomavam Sol e também tinha um guarda com um fuzil à espreita…

Um museu que lembra o nosso período mais triste, mas que nos motiva a sonhar com a mudança e com um País cada vez mais democrático e livre.

O memorial da resistência fica próximo da estação Luz e é bem fácil de chegar. Para maiores informações, acesse o site do Memorial da Resistência.

Luciana Almeida

Luciana Almeida

Sou uma carioca nômade. Adoro sentir o frio na barriga de conhecer um lugar novo.Assistente social de formação e viajante compulsiva nas horas vagas, meu objetivo é colecionar histórias e boas memórias de lugares, pessoas e culturas. Quero me jogar nos destinos e sonho com uma volta ao mundo. Viajar pode ser sozinha ou acompanhada, e o lugar pode ser qualquer lugar no globo. Afinal, o que importa é viajar cada vez mais.
Luciana Almeida

Share This:

Memorial da Resistência – São Paulo

Comentários

comentários

Classificado como: