Se você não leu a parte 1, clique aqui.

Ano seguinte, ainda na Capadócia, verão, morrendo por praia, voltei para o Mar Vermelho. Foi mais forte que o ímpeto de voltar para Dahab e escolhi a Jordânia, outro país, outras possibilidades, Petra, mas ainda o mesmo mar.

Mar Vermelho, Aqaba

E que delícia de reencontro! Aqaba, a cidade jordaniana que fica no Mar Vermelho é pequena, mas tem um aeroporto internacional, muito útil quando o tempo é curto para percorrer a Jordânia toda. Dessa vez o tempo foi dividido entre Petra, a realização de um sonho, o deserto de Wadi Rum e o Mar Vermelho, meu queridinho.

Mar Vermelho, Aqaba

A vibe em Aqaba é bem diferente de Dahab, apesar da Jordânia ser considerada um Oriente Médio mais ocidentalizado, eu achei o país super conservador e o assédio é bem chatinho por essas bandas. Não é um lugar onde você pode simplesmente chegar com sua canga e biquíni e pegar praia, tem que achar o local certo.

Mar Vermelho, Aqaba

Em se tratando de viagens, a minha opinião é nunca diga nunca, em algumas situações é preciso se adaptar. Eu não sou fã de resort, não curto programação engessada, mas num local com essas características, o hotel com uma praia privada pareceu ser uma boa escolha. E foi muito mais que uma boa escolha, foi a garantia de dias de uma praia linda, com conforto, sossego e wifi!

Mar Vermelho, Aqaba

Mar Vermelho, Aqaba
“Meu escritório é na praia…”

A rede Movenpick tem dois hotéis em Aqaba, o Movenpick Resort & Residences que fica no centro e foi a minha escolha, e o Movenpick Resort & Spa Tala Bay, que como o nome diz, fica em Tala Bay, ao sul de Aqaba, já perto da fronteira com a Arábia Saudita.  Hospedando-se em um, você pode usufruir das comodidades do outro, com transporte gratuito entre eles, perfeito para mudar de ares um pouco. Eu curti muito mais a praia do centro, no dia que fui para Tala Bay ventava demais, e disseram que é uma característica do local.

Mar Vermelho, Aqaba

Assim como acontece do lado egípcio, lá também estão várias opções de mergulho, batismo, snorkel, passeios em barco com fundo de vidro, todas as maneiras de desfrutar das maravilhas subaquáticas que aquele canto do mundo guarda. Sendo a primeira, segunda ou nona vez por lá, experimente todas. Ponto.

Aqaba tem também uma vantagem para mapa maníacos assim como eu. Por ser bem pequena e estar situada numa pontinha do Mar Vermelho (é a unica conexão da Jordânia com o mar), é uma cidade de fronteiras bem próximas. Olhando para o mar, alguns metros para a direita, você visualiza as construções de Eilat, İsrael. Logo depois, bem em frente a Aqaba, está o Egito. Pro lado direito, principalmente estando em Tala Bay, você “enxerga” a Arábia Saudita. Uma vizinhança meio tensa, mas linda.

Mar Vermelho, Aqaba
Ali na frente, o Egito.
Mar Vermelho, Aqaba
E ali, Israel.

Aqaba – para quando você for.

Além dos grandes hotéis, Aqaba possui hotéis menores e mais baratos. Nada é muito barato na Jordânia, e um país caro e de moeda forte, mas se a ideia for economizar, existem hotéis mais em conta. Todos eles oferecem transporte diário para o Berenice Beach Club, que seria a praia “pública” de Aqaba. Praia em Aqaba só nos hotéis ou nesse clube.  Eu não conheci o local, mas no site tem todos os serviços que oferecem.

Aqaba está a 130 kms de Petra, aproximadamente 2 horas em ótimas estradas. Existe muita oferta de day trip a Petra, mas eu optei por passar uma noite e aproveitar o Petra by Night. O percurso de volta eu conjuguei com a visita ao deserto de Wadi Rum. Para o tempo que eu tinha, funcionou, mas hoje eu teria dedicado mais tempo ao deserto e possivelmente uma noite em alguns dos acampamentos beduínos.

Karina Ferraz

Karina Ferraz

Nasci no Rio de Janeiro, quis ser aeromoça, mas escolhi a arquitetura, paixão que me fez querer ver o mundo. Mundo esse que me levou até a Turquia, que resolvi chamar de casa e onde vivo há 3 anos. A arquitetura entrou de férias, surgiu a agente de viagens, que vive de organizar viagens para os outros e principalmente, para si mesma. Afinal, morar no centro do mundo faz tudo parecer mais perto.
Karina Ferraz

Últimos posts por Karina Ferraz (exibir todos)

Share This:

Um grande amor: o Mar Vermelho – Parte 2

Comentários

comentários

Classificado como: