O Jalapão, ou melhor, o Parque Estadual do Jalapão, é uma área incrível localizada no Estado de Tocantins, região Norte do Brasil. Dentro desse parque existem cenários naturais dos mais diversos, e é isso que tem encantado cada vez um número maior de visitantes.

Ao longo dos anos a estrutura turística vem melhorando, junto com a “fama local” que vem se popularizando. Apesar disso ainda é considerado um lugar de difícil acesso, uma vez que as atrações são bem distantes entre si. Torna-se um pouco complicado fazer a região por conta própria, sem o apoio de uma agência (ao menos para reles mortais como eu que não dirigem um carro 4×4 e nem são tão bons em localização, pois muitos dos caminhos não tem sinalização indicativa).

Grande beleza!

A beleza local é única. O conjunto de cores e variedade da natureza encanta: dunas, cachoeiras diversas, rios cristalinos, formações montanhosas incríveis, vegetação de cerrado, céu colorido e capim dourado (vegetação que só nasce por lá)! Sem dúvidas, o “cara lá de cima” estava muito inspirado quando fez esse pedacinho do Brasil.

As cores do Jalapão:

Vermelho

O vermelho é o “sangue” que brota de algumas pedras que ficam no Cânion Sussuapara, onde outras pequenas pedras, deixadas pelos visitantes, carregam desejos que são feitos aos seres encantados que as lendas dizem morar ali.

cores-jalapão

O vermelho está no buriti, fruto de uma palmeira que é todinha aproveitada pelos locais (a madeira, o fruto, a folha, o óleo e etc). Ele indica a presença de água no solo para os que caminham pelas duras estradas da região. O sorvete de buriti também é delícia!

cores-jalapão

O vermelho está no chão de terra que percorremos, que enche tudo de pó, mas que garante a felicidade, pois é indicativo de caminhos cheios de beleza!

cores-jalapão

O vermelho está também no Morro Vermelho, que não leva esse nome à toa, não? Um conjunto de formação rochosas bem interessante e que contrasta bastante com todo o restante.

cores-jalapão

Rosa

Um degradê de rosa é o que colore as paredes da Pedra Furada, um conjunto de blocos arenísticos esculpidos pelo vento, onde no alto existem ninhos de papagaios. cores-jalapão

cores-jalapão

cores-jalapão
Furo daqui, furo de lá… furo é o que não falta!

O rosa também está nas paredes da Serra da Catedral, mais uma formação interessante que enfeita o horizonte de quem anda por lá!

cores-jalapão

Azul

O azul está no céu que nos brinda com lindas cores, mesmo em dias chuvosos.

cores-jalapão

Dourado

O dourado está nas águas da prainha do Rio Novo, o rio que é filho da “Velha”, ou melhor, da Cachoeira da Velha

cores-jalapão

Douradas são também as areias das belas dunas da região…

cores-jalapão

A cor do ouro está, principalmente, no capim dourado, o capim típico da região e com o qual são feitos diversos tipos de artesanatos. As peças ficam lindas!

cores-jalapão
Fonte: http://www.caliandradocerrado.com.br

E no fim do dia, o dourado também vai colorir o céu, deixando tudo ainda mais belo!

cores-jalapão

Branco

O branco está na força das águas da Cachoeira da Velha, a maior cachoeira da região que encanta nossos olhos!

cores-jalapão

Verde

Ainda não acabou… As famosas e cristalinas águas da região carregam um tom de verde incrível, como essa da Cachoeira da Formiga.

cores-jalapão

E no Fervedouro Firmeza, o verde das águas emoldurado pelo verde das bananeiras forma um belo conjunto!

cores-jalapão

Arco-íris

E na junção de todas as cores, em três oportunidades diferentes tivemos a visão do fenômeno chamado “Arco-íris de fogo”. A combinação de nuvens de chuva com incidência de raios do sol no ângulo “certo”, que resultam nessas cores espetaculares! Impossível não se apaixonar!

cores-jalapão

cores-jalapão

cores-jalapão

 

 

Daniela Nogueira

Daniela Nogueira

Sou educadora da rede pública, mas é nas viagens que me realizo. Esse bichinho sempre esteve comigo, mas precisou que um ex namorado o alimentasse e foi com ele que aprendi a “conhecer o mundo”. Como todo pé na bunda te empurra pra frente, foi nessa situação que comecei a viajar sozinha, e nunca mais parei! Hoje já pisei nos cinco continentes e fiz roteiros que antigamente eram impensáveis. Os planos para o futuro? Dominar o mundo!
Daniela Nogueira

Últimos posts por Daniela Nogueira (exibir todos)

Share This:

As cores do Jalapão

Comentários

comentários

Classificado como: