Nossa saga pelas comidas turcas foi longa e árdua, ganhamos muitas calorias….. e como fomos felizes. 

Vamos lá:
– Haydari ( é um iogurte com alho e hortelã), para passar no pão. Muito bom.
– Pães, todos os pães que comi por lá, são deliciosos, nem pense, experiente todos pois vale a pena.
– Kumpir ( é uma batata gigante assada, com vários tipos de recheio que você escolhe na hora), vale por uma refeição é deliciosa.
– Pide (“lembra” uma esfiha, mas não é, é feito com pão pita, e tem vários tipos de recheios) tem em todos os lugares, precisa experimentar.
– Iskender kebab (fatias de pão pão, lascas de kebab por cima, molho de tomate e ali do lado o iogurte, tudo isso e o garçom ainda joga por cima manteiga derretida) tem como não amar? É demais!!!
– Et Tava (uma carne  assada com um molho e a batata rústica) muitooo bom!! Não esqueça de pegar uns pedacinhos de pão para esse molho.
– Tavuk şiş (cubos de frango assado, como um espetinho, com arroz e a salada) Adoro tomate e na maioria dos pratos tem tomate assado, o arroz é parecido com o nosso!
– Manti (um ravioli com o molho de tomate e aquele iogurte com alho misturado) É muito bom, bem levinho, dá para comer uns dois pratos!
– Gözleme (um pão ou massa bem fininha com o recheio de queijo e batata, em muito lugares é feito na hora) É muito bom e tem mais tipos de recheios.
– Kebab – Esse todos conhecem, mas pode ser no prato ou assim como na foto.
– Salep ( a melhor bebida que experimentei na Turquia, é leite com uma mistura do buldo da orquídea) É delicioso, todos os dias tomamos isso de lugares diferentes não esqueça da canela, e quando experimentei com sorvete dentro, dai quis trazer um contêiner de sachês.
 – Ayram ( um iogurte batido com água e sal), eu Débora particularmente não gostei muito.
– Turk kahve (café turco) Não tomo café, mas para ler a borra tive que tomar, não gostei de beber com o pó. Mas… 🙂
– A Karina nos apresentou ao vinho da Capadócia e adoramos.
– Baklava – Esse todos conhecem, mas não lembro de ter comido aqui em São Paulo um tão leve como esse. Poderia ter comido os 3 facilmente.
– Künefe ( tem recheio de queijo e essa “farinha”) eu gostei, e nem sou fã de queijo em doces. Mas vale a pena experimentar.
– Dondurma ( Sorvete ) não tomei um sorvete na casquinha, só com outras sobremesas, eu gostei! O sorvete é feito com leite de cabra.
Não experimentamos todas as especialidades turcas, por isso teremos que voltar!!! 😛
Debora Giusto

Debora Giusto

Sou paulista, mas no meu sangue circula viagem, culpa do pai italiano e da mãe de Ponta Grossa, no Paraná.Sou dentista/ortodontista, adoro o que faço e, como os amigos dizem: “risco” a agenda e vamos viajar! Pode ser sozinha, com amigos ou em família. A meta é conhecer muitos lugares e pessoas pelo mundo. Se for para um destino frio, melhor ainda!
Debora Giusto

Últimos posts por Debora Giusto (exibir todos)

Share This:

Nossa saga pelas comidas turcas!

Comentários

comentários

Classificado como: